Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Curso > Projetos de pesquisa temáticos
Início do conteúdo da página

Projetos de pesquisa temáticos

Publicado: Quarta, 09 de June de 2021, 11h19 | Última atualização em Terça, 15 de June de 2021, 11h43

1) Desenvolvimento e Tecnologia de Produtos de Origem Animal: vinculado à linha de pesquisa Processamento de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos.

O presente projeto desenvolve pesquisas com o propósito de avaliar a composição química dos alimentos, suas alterações químicas, bioquímicas, enzimáticas e sensorial, bem como desenvolver pesquisas relacionadas à tecnologia de produtos de origem animal que atendam às diversas demandas dos setores lácteos, cárneos, de ovos e mel, focando a inovação tecnológica, com atuação na produção, processamento e na competitividade do setor. Este projeto também integra os conhecimentos da composição, tecnologia e processamento com as inovações em embalagens para alimentos.

2) Desenvolvimento e tecnologia de produtos de origem vegetal: vinculado à linha de pesquisa Processamento de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Neste projeto são desenvolvidas atividades de pesquisa que possibilitem aprimorar e inovar os conhecimentos em tecnologia de produtos de origem vegetal. Desse modo, busca-se o desenvolvimento de processos e de produtos, como sucos, bebidas, doces, frutas e hortaliças minimamente processadas, produtos a base de soja, dentre outros, que apresente melhor qualidade sensorial, além de valores nutricionais e funcionais diferenciados, incluindo a adição de microrganismos probióticos nestes alimentos. Outro foco de pesquisa visa a minimização de perdas e desperdícios, agregando valor aos subprodutos do processamento de vegetais. Além disso, pretende-se que o estudante aprimore a capacidade inovadora, por meio da pesquisa aplicada, contribuindo para o desenvolvimento e consolidação das empresas ao retornarem ou ingressarem no mercado de trabalho.

3) Gerenciamento ambiental: vinculado à linha de pesquisa Segurança de Alimentos e Gerenciamento Ambiental

O tratamento e destinação de resíduos agroindustriais é um grande desafio, sendo um importante alvo para o desenvolvimento de novas tecnologias. Neste projeto são desenvolvidas pesquisas na área de gerenciamento ambiental aplicadas a indústrias de alimentos, como metodologias de análises e caracterização dos resíduos (demanda bioquímica de oxigênio - DBO, demanda química de oxigênio - DQO, teor de sólidos, teor de óleos e graxas, presença de substâncias tóxicas ou contaminantes, dentre outros), além de aplicação e otimização de métodos físico-químicos e biológicos de tratamento de efluentes agroindustriais. Outro foco deste projeto é o aproveitamento de subprodutos da indústria de alimentos para fins não-alimentícios. Nas indústrias de beneficiamento de frutas, por exemplo, é abundante a produção de resíduos ligninocelulósicos, que podem ser utilizados como substratos de processos fermentativos visando a produção de metabólitos de interesse industrial. Adicionalmente, com a grande disponibilidade de informações genômicas sobre organismos de interesse industrial e de organismos patogênicos, a identificação molecular destes organismos passa a figurar entre as áreas de estudo contribuindo para o gerenciamento em tempo real da qualidade ambiental.

4) Segurança no processamento de alimentos: vinculado à linha de pesquisa Segurança de Alimentos e Gerenciamento Ambiental.

Neste projeto busca-se desenvolver pesquisas de avaliação e controle da qualidade de alimentos e matérias-primas, tais como análise de agentes físicos, químicos e biológicos, que possam oferecer riscos à saúde. Este projeto também integra os conhecimentos sobre controle de qualidade de produtos alimentícios e matérias-primas com a gestão da qualidade enfatizando as Boas Práticas de Fabricação (BPF), os princípios do sistema APPCC e as normas certificadoras dos sistemas de gestão da qualidade. Dentro deste escopo os perigos físicos, químicos e biológicos associados à produção estão incluídos.

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página