Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Curso > Sobre o curso
Início do conteúdo da página

Sobre o curso

Publicado: Segunda, 02 de October de 2017, 15h58 | Última atualização em Quinta, 14 de December de 2017, 13h44

CURSO

  • Modalidade: Presencial (AULAS QUINTAS E SEXTAS)
  • Carga Horária: 720h (incluindo a Dissertação de Mestrado)
  • Duração: média 24 meses
  • Vagas: 12
  • Público Alvo: profissionais que estejam alocados no mercado de trabalho, direta ou indiretamente ligados à área de alimentos e/ou que queiram nela ingressar. Todos os candidatos deverão ser portadores de diploma de curso superior reconhecido por órgão competente e, preferencialmente, serem profissionais com experiência no mercado de trabalho.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

A área de Ciência e Tecnologia de Alimentos engloba o conhecimento de Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal; Ciências dos Alimentos no que se refere aos aspectos químicos, bioquímicos, físico químicos, nutricionais, toxicológicos e microbiológicos. Assim, esta área traz toda a base de aplicação da investigação científica em prol do desenvolvimento de novos produtos e processos. Com o viés da ciência têm-se uma abordagem mais ampla do conhecimento e sua aplicação e, com base na tecnologia, o desenvolvimento de pesquisas que busquem abrir caminhos científicos e técnicos mais específicos, o que inclui também a gestão do sistema produtivo e de todas as ações no que tange segurança alimentar, saúde, meio ambiente e sustentabilidade.

Linhas de Pesquisa:

  1. Segurança alimentar e gerenciamento ambiental;
  2. Processamento de alimentos e desenvolvimento de produtos;

OBJETIVOS

Os objetivos do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IF Sudeste MG, campus Rio Pomba são:

Objetivo geral:

Oferecer, principalmente, para profissionais inseridos no mercado de trabalho, conhecimentos técnico-científicos para atuarem na área de alimentos, criando competências e habilidades para a resolução de problemas e desenvolvimento deste setor tão relevante da economia brasileira.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver competências que justifiquem no final do curso, inserção e maior eficiência/eficácia dos alunos no mercado de trabalho;
  • Incentivar e preparar os profissionais para ações inovadoras e sustentáveis no ambiente de trabalho;
  • Transferir conhecimento para a comunidade externa, por meio dos egressos inseridos em indústrias/empresas, contribuindo para o desenvolvimento regional;
  • Incentivar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade;
  • Consolidar o campus Rio Pomba do IF Sudeste MG como ponto de referência na região na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos;
  • Otimizar a utilização de recursos humanos e materiais disponíveis no campus Rio Pomba, por meio da verticalização do ensino;
  • Aprofundar os conhecimentos científicos adquiridos na graduação.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O Programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos visa formar profissionais com conhecimento técnico-científico de qualidade para atuar em indústrias e empresas de serviços na área de alimentos, além de gerar pesquisa que possa ser aplicada diretamente no desenvolvimento da região para agregar valor à produtos e/ou desenvolver e otimizar processos.

O Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos formado no IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba poderá atuar em diversos setores da indústria de alimentos de origem animal e vegetal, entre outros.

O profissional será capaz de planejar, organizar e atuar em toda a cadeia produtiva de alimentos, dentro das normas técnicas vigentes e com ênfase às práticas sustentáveis, a fim de garantir a qualidade do produto, a saúde do consumidor, bem como evitar a poluição e degradação ambiental.

As competências serão desenvolvidas por alunos que preferencialmente já atuam profissionalmente. Como resultado, espera-se o aperfeiçoamento dos processos da cadeia produtiva de alimentos, aumentando o valor agregado dos produtos e tornando-os mais competitivos.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página