Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inovação e extensão
Início do conteúdo da página

Inovação e extensão

Publicado: Terça, 13 de July de 2021, 10h16 | Última atualização em Terça, 13 de July de 2021, 12h43

Inovação

Ao longo do quadriênio, foram defendidas 39 dissertações, sendo que 30 (76,92%) delas envolveram o desenvolvimento de produtos (seis em 2017, seis em 2018, dez em 2019 e oito em 2020), o que acontece em função da natureza do Programa que é profissional.

Além disso, das 39 dissertações defendidas, 21 (53,8%) foram realizadas em parceria com empresas, produtores rurais, agroindústrias da região e prefeitura. Como a maioria das dissertações foi desenvolvida para atender demandas específicas do setor produtivo, não houve direcionamento para depósito de patente, uma vez que as empresas/instituições parceiras não tinham interesse na proteção da produção intelectual, sendo mantidas como segredo industrial.

Assim, ao longo do quadriênio foi gerado um depósito de patente com participação de egresso intitulada “Obtenção de metabólitos secundários e extratos de Pisolithus microcarpus com atividade antifúngica” (código de registro BR1020190282347).

 

Extensão

O Programa apresenta um grande impacto econômico, social e cultural na região, uma vez que forma pessoal qualificado e com visão crítica, realiza parcerias com o setor produtivo e outras instituições. Além disso, os docentes do Programa desenvolvem ações de extensão e promovem cursos e eventos que colaboram para a transferência de conhecimento.

Ao longo do quadriênio foram desenvolvidos 21 projetos de extensão social e seis ações em políticas públicas, que ocorrem nas dependências da Instituição e na comunidade. As atividades foram desenvolvidas por alunos do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos sob supervisão docente. Foram desenvolvidos os seguintes trabalhos:

Projetos de extensão social:

- 2017:

*Treinamento durante 20 dias de funcionários do Laticínios Cruziliense. O treinamento foi coordenado pelo egresso Cleiton de Souza Batista, TAE do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com a supervisão dos profs. Maurilio Lopes Martins e José Manoel Martins.

*Avaliação e elaboração de manuais para a melhoria do serviço de Vigilância Sanitária de Tocantins - Minas Gerais. Professor orientador: Mauricio Henriques Louzada Silva.

*Avaliação do perfil alimentar de policiais militares relacionado ao consumo de alimentos potencialmente funcionais. Professor orientador: Frederico Souzalima Caldoncelli Franco.

*Reaproveitamento de frutas e hortaliças e utilização dos produtos obtidos para merendas escolares, creches e instituições filantrópicas do município de Rio Pomba. Professora orientadora: Eliane Mauricio Furtado Martins.

*Produção de queijo em Agricultura familiar: Avaliação das condições higiênico-sanitárias e características físico-químicas. Professora orientadora: Wellingta Cristina Almeida do Nascimento Benevenuto.

*Avaliação de mãos de manipuladores de alimentos e contagem de microrganismos dos alimentos crus servidos em creches e escolas municipais de Rio Pomba-MG. Professora orientadora: Aurélia Dornelas de Oliveira Martins.

*Esportes de raquete para todos. Professor orientador: Frederico Souzalima Caldoncelli Franco.

*Viva voleibol no campus Rio Pomba. Professor orientador: Frederico Souzalima Caldoncelli Franco.

- 2018:

*Avaliação da qualidade da água de laticínios de Rio Pomba e cidades circunvizinhas. Professora orientadora: Vanessa Riani Olmi Silva.

*Avaliação da aplicação das Boas Práticas Fabricação e capacitação de manipuladores de carnes de açougues localizados em uma cidade da zona da Mata Mineira. Professor orientador: Augusto Aloísio Benevenuto Júnior.

*Ovos de codorna em conserva: avaliação de consumo e de aceitabilidade e transferência de tecnologia de produção. Professora orientadora: Vanessa Riani Olmi Silva.

*Renovação do projeto reaproveitamento de frutas e hortaliças e utilização dos produtos obtidos para merendas escolares, creches e instituições filantrópicas de Rio Pomba. Professora orientadora: Eliane Mauricio Furtado Martins.

*Renovação do projeto Esportes de raquete para todos. Professor orientador: Frederico Souzalima Caldoncelli Franco.

*Renovação do projeto viva voleibol no campus Rio Pomba. Professor orientador: Frederico Souzalima Caldoncelli Franco.

- 2019:

*Renovação do projeto reaproveitamento de frutas e hortaliças e utilização dos produtos obtidos para merendas escolares, creches e instituições filantrópicas de Rio Pomba. Professora orientadora: Eliane Mauricio Furtado Martins.

*Renovação do projeto esportes de raquete para todos. Professor orientador: Frederico Souzalima Caldoncelli Franco.

*Renovação do projeto viva voleibol no campus Rio Pomba. Professor orientador: Frederico Souzalima Caldoncelli Franco.

- 2020:

*Elaboração de álcool gel em tempos de COVID 19. DP: Maurilio. Egresso: Patrícia Rodrigues Condé e Marcia Aparecida Nunes.

*Projeto de extensão, educação e cidadania visando à distribuição de cestas básicas à comunidade de Rio Pomba em tempos de COVID 19. DP: Vanessa Riani Olmi Silva. Egresso: Wallas Miranda Ferraz.

*Renovação do projeto esportes de raquete para todos. Professor orientador: Frederico Souzalima Caldoncelli Franco.

*Renovação do projeto viva voleibol no campus Rio Pomba. Professor orientador: Frederico Souzalima Caldoncelli Franco.

Ações em políticas públicas:

- 2017:

*Avaliação e elaboração de manuais para a melhoria do serviço de vigilância sanitária da microrregião de Ubá - Minas Gerais. Desenvolvido na dissertação da egressa Rose Mendes Pinto orientada pelo prof. Maurício Henriques Louzada Silva e em parceria com a Prefeitura Municipal de Tocantins, MG, da qual Rose é funcionária.

*Implantação do curso Técnico em Alimentos à Distância no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Professora do mestrado que atuou na implantação e coordenação do curso: Aurélia Dornelas de Oliveira Martins. Número de alunos atendidos: 250.  Polos: Cataguases, Leopoldina, Ponte Nova, Ubá e Visconde do Rio Branco.

A implantação do curso Técnico em Alimentos à Distância no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos foi muito importante para a aproximação do Departamento com as indústrias da região. Os alunos inseridos neste curso possuem atuação profissional como: Formulador de suco em indústrias da região (Tial e Bela Ischia); Laboratorista de análise físico-química (Pif paf); Gerente de laboratório de físico-química (Pif Paf); Proprietário de açougue; Laboratorista da área de microbiologia de alimentos (Bela Ischia); Micro empresários; Agroindústrias familiares; Profissionais que atuam em cozinhas industriais implementando métodos e processos no controle de qualidade; Profissionais que atuam em cozinhas de escolas municipais e estaduais implementando controle de qualidade para maior segurança dos alunos; Profissionais que atuam na higienização de utensílios e equipamentos utilizados no processamento de alimentos; e, Profissionais que atuam na elaboração e controle de qualidade de leite e derivados.

*Projeto MEDIOTEC: além do curso pós-médio, foi implementada a modalidade Mediotec, em que os alunos do ensino médio da região (Cataguases, Leopoldina e Visconde do Rio Branco) tiveram a oportunidade de fazer o ensino médio nas suas escolas e o técnico em Alimentos a distância oferecido pelo IF Sudeste MG, campus Rio Pomba. Destaca-se ainda a participação de egressos do Curso de Mestrado (Daniela Cristina Faria Vieira e Danielle Cunha de Souza Pereira) como professoras neste curso.

- 2018:

*Projeto de continuidade do curso Técnico em Alimentos à Distância aprovado e executado em 2018 - Professores do mestrado que atuaram no referido curso: Aurélia Dornelas de Oliveira Martins, Augusto Aloísio Benevenuto Júnior, José Manoel Martins e Wellingta Cristina Almeida do Nascimento Benevenuto. Número de vagas ofertadas: 250.  Polos: Cataguases, Leopoldina, Ponte Nova, Ubá e Visconde do Rio Branco.

*Projeto de continuidade do oferecimento do curso técnico em duas modalidades, pós-médio e Mediotec aprovado e executado em 2018. Na modalidade Mediotec, os alunos do ensino médio da região (Cataguases, Leopoldina e Visconde do Rio Branco) também tiveram a oportunidade de fazerem o ensino médio nas suas escolas e o técnico em Alimentos a distância oferecido pelo IF Sudeste MG, campus Rio Pomba. Professora do mestrado que atuou no referido curso: Aurélia Dornelas de Oliveira Martins.

*Treinamentos Realizados no Setor de Indústrias Rurais:

O Setor de Indústrias Rurais vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos conta com infraestrutura de produção para capacitação profissional. Neste ambiente ocorrem cursos de capacitação para treinamento de pessoas interessadas em iniciar de forma artesanal a produção de alimentos como doces, geleias e produtos cárneos, dentre outros. Assim, este ambiente representa uma janela de contato permanente com a sociedade por meio da procura constante por treinamento. Muitas atividades foram desenvolvidas no Setor de Indústrias Rurais com a participação da equipe do Curso de Mestrado Profissional.

O setor de Indústrias Rurais, com seu laboratório, ambos vinculados ao Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, tem uma abrangência muito grande, como processamento de produtos de origem animal e vegetal, atende a uma parcela considerável do campus Rio Pomba dando suporte não só aos cursos técnicos e superiores de alimentos, mais também aos cursos técnicos em Agropecuária e Zootecnia, superior de Zootecnia e Laticínios, estágios para o público interno e externo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página