Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Internacionalização
Início do conteúdo da página

Internacionalização

Publicado: Terça, 13 de July de 2021, 10h19 | Última atualização em Sexta, 09 de May de 2025, 18h03

A inserção internacional do Programa se dá pela publicação em periódicos internacionais que possuem fator de impacto relevante na área de alimentos. Ressalta-se que como as defesas dos discentes ocorreram a partir de 2015, as publicações internacionais envolvendo os mesmos iniciaram em 2017. Docentes do programa também atuam como revisores de periódicos internacionais da área de alimentos. Além disso, a equipe de docentes do Programa por meio do Colegiado e da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Instituição vem buscando a aproximação com grupos de pesquisa no exterior.

No quadriênio, foram publicados, pelos docentes do PPGCTA, 43 artigos em pareceria com pesquisadores estrangeiros, o que demonstra a evolução do Programa. Além disso, entre 2021 e 2024, houve 37 participações dos DP como membros de corpo editorial de periódicos e ocorreram 8 organizações de eventos internacionais dentre os 50 organizados por docentes do PPGCTA.

Os convênios referentes às cooperações internacionais apresentados a seguir estão assinados e arquivados na Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG.

Instituto Politécnico de Viana do Castelo: As atividades acadêmicas previstas no plano de trabalho poderão ser realizadas no âmbito dos cursos técnico, graduação e pós-graduação, a serem desenvolvidas de forma online para estudantes e servidores do IPVC e do IF Sudeste MG. Processo: 23223.001935/2024-70.

Instituto Politécnico de Bragança: Referente ao processo seletivo de mobilidade acadêmica internacional para discentes dos Mestrados Profissionais do IF Sudeste MG em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nutrição e Produção Animal, Educação Física em Rede e Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Politécnico de Bragança. Processo: 23223.000543/2024-93.

Sociedade para a Promoção de Solidariedade e Parceria E. V. (Alemanha): O projeto "Melhoria da renda, garantia do cultivo sustentável de café e transformação de monoculturas por meio de técnicas de poda adaptadas com treinamento de escalada em corda em sistemas agroflorestais em Minas Gerais, Brasil" possibilitará um intercâmbio de conhecimentos entre arboristas certificados e treinadores de técnicas de escalada em corda da Alemanha com cafeicultores agroflorestais locais do Brasil, de modo que o manejo adaptado e cuidadoso das árvores possa ser desenvolvido em conjunto. Processo: 23223.001189/2024-14.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página