Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Internacionalização
Início do conteúdo da página

Internacionalização

Publicado: Terça, 13 de July de 2021, 10h19 | Última atualização em Quinta, 15 de July de 2021, 13h51

A inserção internacional do Programa se dá pela publicação em periódicos internacionais que possuem fator de impacto relevante na área de alimentos. Ressalta-se que como as defesas dos discentes ocorreram a partir de 2015, as publicações internacionais envolvendo os mesmos iniciaram em 2017. Docentes do programa também atuam como revisores de periódicos internacionais da área de alimentos. Além disso, a equipe de docentes do Programa por meio da Comissão Coordenadora do mesmo e da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Instituição vem buscando a aproximação com grupos de pesquisa no exterior. 

Os convênios referentes às cooperações internacionais apresentados a seguir estão assinados e arquivados na Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG.

2017:

*A docente permanente Wellingta C. A. do N. Benevenuto participou como coordenadora local do projeto intitulado “Filmes alimentícios de konjac e konjac com quitosano aplicado em queijo Serra da Estrela” desenvolvido pela estudante Thaiza Teixeira de Almeida, em parceria com a Profa. Paula Coutinho, do Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, durante o Programa de Mobilidade Internacional do IF Sudeste MG, durante 5 semanas, entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 2017

*A docente permanente Eliane M. F. Martins participou da capacitação de quatro professoras de Moçambique.

2018:

*Os docentes permanentes Eliane M. F. Martins e Augusto A. Benevenuto Júnior participaram de uma nova colaboração para capacitação de cinco professores de Moçambique.

*A docente permanente Eliane M. F. Martins juntamente com as egressas Daniela Aparecida Ferreira Souza e Jéssica Soares Miranda participaram da capacitação de 18 profissionais de empresas e do governo do Sudão.

*Em janeiro de 2018 foi firmado um acordo de cooperação entre o IF Sudeste MG e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (Portugal). Este acordo permitiu que a discente do programa, Sabrine de Cássia Batista Silva, realizasse, em 2019, parte do seu experimento na instituição internacional, por meio do programa de Mobilidade Internacional do IF Sudeste MG (EDITAL DRIIT 03/2019). Sua dissertação foi defendida em dezembro de 2020 e contou com a presença da pesquisadora da instituição parceira internacional, Dra. Clara Grosso, coorientadora do trabalho. Esta dissertação foi orientada pela docente permanente Eliane Mauricio Furtado Martins.

2019:

*A docente permanente Eliane M. F. Martins foi coordenadora local do projeto intitulado “Elaboração e avaliação físico-química de compota de mirtilo”, desenvolvido pela estudante do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Géssica da Silva Assis, em parceria com o prof. Luís Manuel Cunha Santos do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, durante o programa de Mobilidade Internacional do IF Sudeste MG, no período de 11 de março de 2019 a 12 de abril de 2019.

*O docente permanente Frederico Souzalima Calconcelli Franco foi coordenador local do projeto intitulado “Proposta de avaliação física por meio de equipamento eletrônico”, desenvolvido pelo estudante do curso Licenciatura em Educação Física, Wilian dos Santos Bento, em parceria com o prof. Miguel Monteiro do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, durante o programa de Mobilidade Internacional do IF Sudeste MG, no primeiro período de 2019.

*A docente permanente Wellingta C. A. do N. Benevenuto participou como coordenadora local do projeto intitulado “Obtenção de biopolímeros adicionados de microrganismos probióticos para a aplicação em alimentos” desenvolvido pela estudante Elaine Bernardo Pacheco, em parceria com os Profs. Maximiano Ribeiro e Paula Coutinho, do Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, durante o Programa de Mobilidade Internacional do IF Sudeste MG, no período de março a  abril de 2019.

*A docente permanente Wellingta C. A. do N. Benevenuto participou como coordenadora local do projeto intitulado “Obtenção de biopolímeros alimentícios de Quitosano, Konjac e Goma Xantana, adicionados de óleo essencial de orégano e manjericão para a aplicação em queijo Serra da Estrela” desenvolvido pela estudante Alecsandra Dias Cardoso, em parceria com a Profa. Paula Coutinho, do Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, durante o Programa de Mobilidade Internacional do IF Sudeste MG, no período de 07/01/2019 a 10/02/2019.

2020:

Não houve mobilidade internacional devido a COVID 19.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página