Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Rio Pomba lança e-book com coletânea de trabalhos de pesquisa da unidade envolvendo alunos do Mestrado.
Últimas notícias / Latest Announcements

• Publicado: Segunda, 11 de December de 2017, 14h35
  • Última atualização em Quinta, 17 de May de 2018, 14h50

Os melhores trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Campus Rio Pomba em 2015 agora estão acessíveis a qualquer pessoa. A versão virtual do livro “Ciência e Tecnologia no Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG: Contribuições para a Zona da Mata Mineira” já está disponível na internet. Os trabalhos mais bem classificados de cada departamento da unidade, além de um do Centro de Educação a Distância (Cead), apresentados no VIII Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia, foram transformados em capítulos de livros. Isso faz com que quem acesse a obra tenha informações que variam desde o uso de águas residuárias de criatórios de animais na agropecuária até análise de matrizes curriculares de cursos de Administração em instituições de ensino federais de Minas Gerais. “A importância é levar, para a sociedade, os trabalhos que estão sendo realizados nos diferentes departamentos de nosso campus no contexto da iniciação científica e programas de pós-graduação”, explica o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação e um dos organizadores do livro, André Narvaes da Rocha Campos.

- Conheça o livro

A expectativa é que a versão impressa fique pronta ainda em abril, quando será feito o lançamento oficial da obra. “O livro foi efetivamente publicado no final de 2016. Foi uma época conturbada. Por isso, faremos o lançamento oficial quando os exemplares chegarem da gráfica”, explica André. Ele lembra ainda que os organizadores já estão preparando o segundo livro, que conterá os trabalhos premiados em 2016.

Participação no livro

De acordo com o professor do Departamento Acadêmico de Agricultura e Ambiente e autor de um dos capítulos, Marcos Luiz Rebouças Bastiani, foi preciso fazer algumas alterações no projeto apresentado no Simpósio para se adequar ao leitor.“Nos trabalhos originais que foram usados como base para este capítulo, a linguagem era voltada para grupos mais específicos, dentro da área de conhecimento. A mudança teve por objetivo tornar o texto mais acessível a uma maior diversidade de público”. Bastiani escreveu ao lado de Emi Rainildes Lorenzetti, Paula Venâncio Alves e Patrícia Aparecida Carvalho sobre “Plantas de cobertura do solo e sua atividade alelopática como estratégia de manejo de plantas espontâneas”.

Danielle Cunha de Souza Pereira é autora do capítulo a respeito da utilização do fruto da palmeira juçara na região de Rio Pomba. O trabalho apresentado no Simpósio foi oriundo de seu projeto desenvolvido no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. No dia em que recebeu a notícia que fora premiada no evento, em dezembro de 2015, ela comunicou a direção do Campus que tinha sido aprovada no doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Agora, quando o livro é lançado na internet, Danielle continua seu curso na UFRRJ, mas está de volta ao Campus como professora. “Profissional e pessoalmente, a publicação do meu primeiro capítulo de livro foi gratificante, pois ele vem para somar a outras conquistas já alcançadas com meu projeto de mestrado”. A participação na obra coletiva já está gerando novidades. “Esse capítulo nasceu de dois resumos simples. Agora informo, de antemão, que o capítulo se estendeu e vai virar um livro. O 'Frutos da palmeira juçara: contextualização, tecnologia e processamento' encontra-se em vias de publicação, com lançamento ainda para este ano”.

livro capa

Link para ter acesso ao e-book: https://drive.google.com/file/d/0B0-76D7G1ygPcU1ueXozVjlkVUk/view